Oi, galera! Tudo bem? Hoje eu vim fazer uma reflexão no blog que serve pra quem vai prestar o primeiro ano de vestibular atéeee pra quem já tem um bom tempo de estrada... O que eu aprendi sendo vestibulanda de Medicina?
1) A vida é injusta. Aprenda a lidar com isso!
Pois é. Muitas vezes o seu coleguinha que estuda tanto quanto você ou, às vezes até menos, passa e você não. Isso não significa que ele é melhor do que você. Vestibular não depende apenas de conhecimento, mas sim de bom psicológico, estar bem fisicamente no dia da prova e, ter sorte dos assuntos que você tem um conhecimento mais profundo serem cobrados na prova.
2) O pré-vestibular é a maior tortura psicológica existente
Quando eu fui pro meu primeiro ano de cursinho, eu não imaginava o quão difícil seria enfrentá-lo. Você se sente um inútil, o verdadeiro cocô do cavalo do bandido! Parece que a vida de todos a sua volta anda, menos a sua. De repente todo mundo tem um futuro "garantido" e você não. O fulano pode estar fazendo o pior curso da pior faculdade da cidade, mas ele será mais bem visto do que você que está no pré-vestibular. Você encontra conhecidos na rua e eles perguntam o que você está fazendo da vida e, quando você responde: "cursinho", é como se você respondesse: "nada, decidi virar vagabundo."
Sabe de nada, inocente!
3) As pessoas fazem cara de pena quando você diz que quer medicina
Sempre existirão aqueles que não conseguem esconder o semblante de dó que sentem quando você diz que quer - simplesmente - o curso mais disputado do Brasil. Muitos tentam te "aliviar" dizendo que a prima da vó da chefe do pai da vizinha passou depois de 4 anos de pré, e pra você não desistir porque sua hora vai chegar. Outros, (ah esses outros!), preferem te aconselhar entrar num curso mais fácil pra você - preste bem atenção - NÃO FICAR PARADO!
Claro querido! Estudo umas 10h por dia a mesma porcaria que eu vi por 3 anos no ensino médio, não tenho finais de semana porque faço projeto Enem aos sábados e estudo domingo enquanto você dorme, meus pais me cobram 24h por dia, EU me cobro 24h por dia, a minha vida é cursinho, casa, casa, cursinho, mas eu sou imprestável... Acho que vou entrar em outro curso pra "não ficar parado." Valeu pela dica!
4) Ou você aprende a ser forte, ou você dança
Quando você se submete a viver de estudos pra alcançar um objetivo é que você percebe que não sabe nada da vida. O mundo é cruel e impiedoso e eu só descobri isso prestando vestibular. A concorrência te massacra. Você chega no dia da prova e vê milhares de pessoas com camisas dos melhores cursinhos do Brasil escritas "a vaga é minha" "já passei" e sua reação é pensar "eu sou um merda, o que que eu tô fazendo aqui?" Ah, querido! Não se abale a toa, porque é daí pra pior ao longo da vida. Sempre tem alguém querendo se dar bem em cima dos outros, como por exemplo aqueles que compram vagas. Sempre tem alguém querendo se mostrar melhor do que você, como aqueles que fazem questão de jogar na sua cara que estudam 14h por dia, de segunda a segunda e nem ligam pra isso. Aos poucos você vai aprendendo a ignorar isso ou você desaba.
5) Não importa o quanto você estude, nunca será o suficiente
Nem tem muito o que dizer, o título já fala por si só. Depois de apanhar muito em 2 anos estudando pro vestibular (atualmente estou no terceiro), eu finalmente caí na real de que eu não posso me dar ao luxo de estudar somente o que eu quero. Vestibulando de Medicina tem que estudar cada detalhe de todos os assuntos de todas as matérias, e fim.
6) Tem gente que não faz a mínima ideia do quanto é difícil ser aprovado em medicina
E isso dá raiva! Um belo dia estava eu esperando a minha tia sair da consulta no oftalmologista. Eis que uma mulher de aparentemente 25 anos começa a puxar papo comigo. Ela fazia administração hospitalar no mesmo local onde tem a faculdade de Medicina da minha cidade. Quando eu disse que estava fazendo pré pra prestar Medicina, ela se espantou que eu não havia passado, e o pior, sentiu-se super inteligente perto de mim. Ela disse que havia passado em décimo lugar pra nutrição mas que saiu porque não aguentou o cheiro do formol, e que com certeza minha hora também ia chegar. Não disse pra ela que eu já havia passado em primeiro lugar pra enfermagem, mais disputado que nutrição, naquela mesma faculdade da gênia. Preferi sorrir e não perder meu tempo explicando pela terceira vez. Até tentei, mas ela realmente não entendeu a diferença da concorrência de um curso pro outro...
7) Você terá nota pra Nasa, menos pra Medicina
Ok, exagerei. Mas uma coisa que me gera revolta é saber que qualquer curso que eu quisesse fazer, eu poderia entrar numa Federal, menos na minha tão almejada e sonhada Medicina. Por que aqui no Brasil é assim? Eu não poderia ter nascido na Argentina? É a vida! O que importa é realizar o sonho, demore o tempo que for! Afinal, "o futuro pertence àquele que crê na beleza de seus sonhos."
E você? O que aprendeu sendo vestibulando de medicina?
Nenhum comentário:
Postar um comentário