Bom, esse é um quesito que envolve MUITOS fatores (se está na escola, cursinho, estudando sozinho...)! Por isso, vou explicar cada situação em um parágrafo. Você pode ler apenas a que você se encaixa =)
Situação 1: estou cursando o ensino médio
Bom, se a sua escola é conceituada ou possui aulas no período da tarde, mesmo que somente alguns dias da semana, eu NÃO aconselho fazer cursinho pelo fato de que se você se dedica na escola, acaba não se dedicando ao cursinho. E se você se dedica ao cursinho, acaba não se dedicando a escola. Eu aconselho cursinho junto ao ensino médio apenas pra quem estuda em uma escola bem fraca!
A recomendação que eu dou, independentemente se você está no primeiro ou terceiro ano, é seguir fielmente o mantra AULA DADA, AULA ESTUDADA! "Mas nossa, Luiza. Que dica mais clichê!" Pois é mesmo! E se eu tivesse seguido essa dica (que eu achava super clichê), talvez não estivesse aqui encarando meu terceiro ano de estudos. Aproveite seus professores, tire todas as suas dúvidas e revise seus conteúdos aos finais de semana, além de refazer provas antigas das universidades em que você deseja prestar vestibular. Utilize TODAS as ferramentas que a sua escola oferece! Automaticamente quando você se dedica na escola, se dedica para o vestibular também. Além do mais, caso você necessite encarar o cursinho, sua base será MUITO mais sólida!!! E pra finalizar, faça todos os exercícios dos seus livros ou apostilas, TODOS. Siga o cronograma da escola, pois elas tendem a ver todo o conteúdo do vestibular. Tente ser o melhor da turma e sua vaga certamente estará mais próxima de você.
Esqueça o que seus amigos vão pensar!!!!!!!!!!! "Mas nossa, eles vão me achar um nerd." E eu te digo: todos os meus colegas que eu denominava de nerd passaram e eu não. Quer passar direto? Faça por onde. Não perca tempo com coisas que não vão acrescentar no seu futuro.
Situação 2: faço apenas cursinho
O fato de não termos que nos preocupar com as provas de colégio não ameniza a angústia que sentimos... A época de cursinho é tensa e, tudo o que menos queremos é ter que repetir o pré-vestibular por falta de dedicação aos estudos. Portanto, aproveitando o benefício de não precisarmos trabalhar, é necessário seguirmos duas palavras-chave pra nossa aprovação: DISCIPLINA E DEDICAÇÃO. Não adianta frequentar todas as aulas mas pensar na morte da bezerra, chegar em casa e dormir, não fazer exercícios, não revisar... Você gasta seu tempo e dinheiro bancando e frequentando um cursinho, seu objetivo é algo muito maior do que rever a matéria do ensino médio anos e anos. A maioria das pessoas só desejam passar e não QUEREM passar. Queiram passar!!! Busquem uma motivação pros dias em que tudo o que você menos quer é abrir o livro pra estudar. Eu assisto um vídeo no YouTube que é de longe um dos melhores vídeos motivacionais que eu já vi.
O cursinho desgasta, cansa, te bate com todas as forças. Por isso acho importante ter uma motivação pro desânimo inevitável que ele causa.
Depois de possuir um meio de resgatar o gás, o segundo passo é o mesmo pra quem frequenta a escola: AULA DADA, AULA ESTUDADA. Porém, eu aconselho estudar apenas de 2 a 3 matérias por dia. Sempre revezando uma mais fácil/legal, com uma difícil/chata. Não deixem acumular matérias, isso se torna uma avalanche, é sério! Estude aos finais de semana SIM. Mas, saia no sábado, ou domingo. Meu conselho é deixar matérias leves como sociologia, filosofia e língua estrangeira pros domingos. Assim, você termina mais rápido os estudos nesse dia, tendo mais tempo pra revigorar-se pra segunda.
Além disso tudo, é preciso e importantíssimo ter um horário de estudos pós-cursinho (se você faz de manhã ou a tarde) ou um horário pré-cursinho (se você faz à noite). Só quem pode montá-lo é você, deixando sempre a matéria mais difícil no início e a mais fácil no final do estudo.
Tenha uma agenda e anote tudo o que você precisa estudar e fazer no dia nela. Ela vai ser sua melhor amiga ao longo do ano. Tentem ser o mais organizados que vocês conseguirem, isso é fundamental!
Ter uma pasta pra guardar folhas de exercícios de cada matéria também é necessário. Além disso, ao final das listas de exercício, você precisa marcar as questões em fáceis (aquelas que vocês fizeram direto), médias (aquelas que vocês pensaram, pesquisaram, mas conseguiram resolver) e as difíceis (que nem a pau vocês conseguiram)
Feito isso, você leva sua lista aos professores do seu cursinho e começa tirando as dúvidas difíceis. Sobrando tempo, você pede dicas de raciocínio para as questões médias. Assim, sempre que você for revisar o conteúdo dos exercícios, vocês devem refazer as questões difíceis, pra testar o aprendizado de vocês. Não se contentem só com as listas da apostila do cursinho. Busque outras fontes e meu conselho são as do site Projeto Medicina.
Sobre as revisões, eu preciso fazer um post a parte, se não daqui a pouco escrevo um livro. Portanto, fiquem ligados nos próximos posts, pois falarei disso. O que posso adiantar é: tenha ao mínimo 3h na semana para revisar.
Situação 3: faço cursinho ou estudo em casa E trabalho ou curso uma faculdade
Eu nunca passei por isso (ainda). Portanto, meus conselhos serão baseados nas experiência das pessoas que eu conheço e enfrentaram essa situação. Não posso mentir e dizer que é uma tarefa simples... É difícil fazendo apenas cursinho, imagina trabalhando/fazendo faculdade! Mas, NADA é impossível pra quem tem um objetivo na vida. É preciso fazer da sua dificuldade, a sua garra! Obviamente, seu tempo de estudo será reduzido, portanto, TODO tempo livre tem que ser dedicado aos estudos e exercícios. Se você puder ir no ônibus ouvindo uma gravação sobre alguma matéria já é válido! Otimizar seu tempo é o segredo pra conciliar o que você deseja. Aos finais de semana, dedique-se integralmente pro vestibular. Vai ser muito cansativo, talvez você leve mais tempo do que um vestibulando "normal" pra passar, eu não posso mentir! Mas não é impossível. O ig de estudos do insta @eukeromed, é formado em enfermagem e trabalhava na profissão quando iniciou os estudos pra Medicina e, foi aprovado recentemente! Fiquei imensamente feliz pela conquista dele, pois ele provou a todos que pra quem tem um sonho, dificuldade é motivação. Ele foi capaz, vocês também são! Saibam dividir o tempo de vocês. O dia tem 24h. Supondo que dormindo, comendo, se locomovendo e tomando banho vocês utilizem 11h, trabalhando mais 8h. Restam 5h de estudo e isso é muita coisa SIM! O que importa é a qualidade do estudo e não a quantidade, entendam isso. Já tiveram dias que eu fiz 10h de estudo mas senti render 2h e, dias que eu fiz 3h e rendi 100%. Busquem o melhor método pra vocês. É resumir? Resumam. É ouvir? Ouçam. É desenhar? Desenhem. Não percam tempo com métodos eficazes para outras pessoas mas não pra vocês! Um amigo meu ouvia a matéria e era assim que ele aprendia. Não adiantava ler, reler, resumir... Já eu, necessito escrever e falar tudinho em voz alta pra assimilar. Cada um é cada um.
Situação 4: apenas estudo sozinho
Essa é uma situação cada vez mais comum, visto que os cursinhos estão cobrando cada vez mais caro! A primeira dificuldade pra quem passa por isso é: como começar? Existem duas respostas pra essa pergunta. Ou você segue o índice do seu livro/apostila, ou segue algum cronograma de cursinho. "Mas Luiza, onde eu arranjo um cronograma?" Eu disponibilizo pra vocês, ok? É de um cursinho muito bom de Minas, se eu não me engano. Além do cronograma, vou deixar as apostilas pra vocês também. Assim fica até fácil estudar sozinho, né? hahaha Me ajudou demais! No final do post eu deixo os links.
Porém, como nem tudo são flores, a maior das maiores dificuldades enfrentadas por quem estudo alone é na hora de tirar dúvidas. O que eu sugiro pra quem não tem dinheiro, é entrar no grupo do Projeto Medicina no facebook e, postar suas dúvidas lá. Sempre tem uma alma boa pra ajudar. Criar grupos no whatsapp com quem faz cursinho ou até mesmo pessoas que não fazem, também é uma saída na hora do desespero.
"E as matérias que eu não consigo aprender sozinho? O que eu faço?" É por isso que eu amo a internet! Hoje em dia existem sites e canais de vídeo aulas pra TODAS as disciplinas possíveis! Vou começar listando os canais do YouTube que eu mais indico:
1. Nerckie (mat)
2. Maratona de atualidades
3. Redação e gramática zica
4. Química do sucesso
5. Aprenda física
6. HistoriAção humanas
7. Aula livre.net (apenas para revisão, todas as disciplinas)
8. Ligado no enem (todas as disciplinas)
9. Me salva! (exatas)
10. O kuadro (exatas)
11. Fabrisfisica (aulas super detalhadas)
12. Instrução digital
Até a próxima, guerreiros! Beijinhos