quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O que caiu no Enem: 1998

Oi oi, gente bonita! Eu vou fazer uma série de posts no blog com todos os assuntos que caíram no Enem desde 98! Acreditem, muita coisa que caía há 17 anos AINDA CAI!!! A prova era, de fato, mais interpretativa do que conteudista. Porém, os assuntos não se modificaram tanto quanto eu pensava.
Sem mais enrolação, vamos lá!

Tema da redação
"Viver e aprender"
O texto base foi a música "O que é, o que é" do Gonzaguinha. 

Matemática: 
Geometria espacial
Raciocínio lógico 
Razões e proporções 
Análise de gráficos 
Probabilidade

Português e literatura 
Linguagem (coloquial, culta...)
Interpretação 
Período literário e características do autor 

Biologia
Ciclos biogeoquímicos 
Cadeia alimentar

Física 
Energia (gravitacional, cinética) 
Eletrodinâmica 
M.U.V
Análise de gráficos 

Geografia 
Fontes de energia 
Blocos econômicos 
Reforma agrária no Brasil
Distribuição de terras no Brasil 

História 
Cidadania
Brasil colônia 

Química 
Propriedades coligativas 
pH

Estudem todos esses temas porque ainda caem muitooo!
Até mais, vestibulandos! :D

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Resolução ENEM 1998-2014 + dicas!

Oiiii, guerreiros! Tudo bem? Ontem eu estava aproveitando meu domingo pra pesquisar dicas de estudo na internet quando, de repente, me deparo com um link mágico salvador! Hahaha Um querido anjo disponibilizou um arquivo com todas as provas do Enem desde 1998 até 2014 e seus respectivos gabaritos, uhuuuuuuul! Claro que eu não podia deixar de compartilhar isso com vocês.


Link para baixar as provas e resoluções


OBS: eu só consegui baixar o arquivo no Chrome desativando a minha extensão Google Apresentações. Caso isso ocorra com você, basta clicar no primeiro ícone superior direito da janela do Chrome (o botão parece 3 linhas) > depois clique em configurações > clique em extensões no lado esquerdo da tela > desative o google apresentações e prontinho, é só baixar o arquivo!

DICA: Eu peguei um caderno especialmente para resolver as provas anteriores do Enem. Quando eu resolucionar uma prova, vou colocar o ano e o conteúdo necessário para resolver a questão. Assim, posso ver a incidência dos assuntos cobrados e me dedicar mais a eles na revisão.

Um grande beijos e, até o próximo post! :D

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Por onde começar os estudos!


Bom, esse é um quesito que envolve MUITOS fatores (se está na escola, cursinho, estudando sozinho...)! Por isso, vou explicar cada situação em um parágrafo. Você pode ler apenas a que você se encaixa =)
 
 
Situação 1: estou cursando o ensino médio
Bom, se a sua escola é conceituada ou possui aulas no período da tarde, mesmo que somente alguns dias da semana, eu NÃO aconselho fazer cursinho pelo fato de que se você se dedica na escola, acaba não se dedicando ao cursinho. E se você se dedica ao cursinho, acaba não se dedicando a escola. Eu aconselho cursinho junto ao ensino médio apenas pra quem estuda em uma escola bem fraca!
A recomendação que eu dou, independentemente se você está no primeiro ou terceiro ano, é seguir fielmente o mantra AULA DADA, AULA ESTUDADA! "Mas nossa, Luiza. Que dica mais clichê!" Pois é mesmo! E se eu tivesse seguido essa dica (que eu achava super clichê), talvez não estivesse aqui encarando meu terceiro ano de estudos. Aproveite seus professores, tire todas as suas dúvidas e revise seus conteúdos aos finais de semana, além de refazer provas antigas das universidades em que você deseja prestar vestibular. Utilize TODAS as ferramentas que a sua escola oferece! Automaticamente quando você se dedica na escola, se dedica para o vestibular também. Além do mais, caso você necessite encarar o cursinho, sua base será MUITO mais sólida!!! E pra finalizar, faça todos os exercícios dos seus livros ou apostilas, TODOS. Siga o cronograma da escola, pois elas tendem a ver todo o conteúdo do vestibular. Tente ser o melhor da turma e sua vaga certamente estará mais próxima de você.
Esqueça o que seus amigos vão pensar!!!!!!!!!!! "Mas nossa, eles vão me achar um nerd." E eu te digo: todos os meus colegas que eu denominava de nerd passaram e eu não. Quer passar direto? Faça por onde. Não perca tempo com coisas que não vão acrescentar no seu futuro.
 
Situação 2: faço apenas cursinho
O fato de não termos que nos preocupar com as provas de colégio não ameniza a angústia que sentimos... A época de cursinho é tensa e, tudo o que menos queremos é ter que repetir o pré-vestibular por falta de dedicação aos estudos. Portanto, aproveitando o benefício de não precisarmos trabalhar, é necessário seguirmos duas palavras-chave pra nossa aprovação: DISCIPLINA E DEDICAÇÃO. Não adianta frequentar todas as aulas mas pensar na morte da bezerra, chegar em casa e dormir, não fazer exercícios, não revisar... Você gasta seu tempo e dinheiro bancando e frequentando um cursinho, seu objetivo é algo muito maior do que rever a matéria do ensino médio anos e anos. A maioria das pessoas só desejam passar e não QUEREM passar. Queiram passar!!! Busquem uma motivação pros dias em que tudo o que você menos quer é abrir o livro pra estudar. Eu assisto um vídeo no YouTube que é de longe um dos melhores vídeos motivacionais que eu já vi. 
 
O cursinho desgasta, cansa, te bate com todas as forças. Por isso acho importante ter uma motivação pro desânimo inevitável que ele causa.
Depois de possuir um meio de resgatar o gás, o segundo passo é o mesmo pra quem frequenta a escola: AULA DADA, AULA ESTUDADA. Porém, eu aconselho estudar apenas de 2 a 3 matérias por dia. Sempre revezando uma mais fácil/legal, com uma difícil/chata. Não deixem acumular matérias, isso se torna uma avalanche, é sério! Estude aos finais de semana SIM. Mas, saia no sábado, ou domingo. Meu conselho é deixar matérias leves como sociologia, filosofia e língua estrangeira pros domingos. Assim, você termina mais rápido os estudos nesse dia, tendo mais tempo pra revigorar-se pra segunda.
Além disso tudo, é preciso e importantíssimo ter um horário de estudos pós-cursinho (se você faz de manhã ou a tarde) ou um horário pré-cursinho (se você faz à noite). Só quem pode montá-lo é você, deixando sempre a matéria mais difícil no início e a mais fácil no final do estudo.
Tenha uma agenda e anote tudo o que você precisa estudar e fazer no dia nela. Ela vai ser sua melhor amiga ao longo do ano. Tentem ser o mais organizados que vocês conseguirem, isso é fundamental!
Ter uma pasta pra guardar folhas de exercícios de cada matéria também é necessário. Além disso, ao final das listas de exercício, você precisa marcar as questões em fáceis (aquelas que vocês fizeram direto), médias (aquelas que vocês pensaram, pesquisaram, mas conseguiram resolver) e as difíceis (que nem a pau vocês conseguiram)
Feito isso, você leva sua lista aos professores do seu cursinho e começa tirando as dúvidas difíceis. Sobrando tempo, você pede dicas de raciocínio para as questões médias. Assim, sempre que você for revisar o conteúdo dos exercícios, vocês devem refazer as questões difíceis, pra testar o aprendizado de vocês. Não se contentem só com as listas da apostila do cursinho. Busque outras fontes e meu conselho são as do site Projeto Medicina.
Sobre as revisões, eu preciso fazer um post a parte, se não daqui a pouco escrevo um livro. Portanto, fiquem ligados nos próximos posts, pois falarei disso. O que posso adiantar é: tenha ao mínimo 3h na semana para revisar.
 
Situação 3: faço cursinho ou estudo em casa E trabalho ou curso uma faculdade
Eu nunca passei por isso (ainda). Portanto, meus conselhos serão baseados nas experiência das pessoas que eu conheço e enfrentaram essa situação. Não posso mentir e dizer que é uma tarefa simples... É difícil fazendo apenas cursinho, imagina trabalhando/fazendo faculdade! Mas, NADA é impossível pra quem tem um objetivo na vida. É preciso fazer da sua dificuldade, a sua garra! Obviamente, seu tempo de estudo será reduzido, portanto, TODO tempo livre tem que ser dedicado aos estudos e exercícios. Se você puder ir no ônibus ouvindo uma gravação sobre alguma matéria já é válido! Otimizar seu tempo é o segredo pra conciliar o que você deseja. Aos finais de semana, dedique-se integralmente pro vestibular. Vai ser muito cansativo, talvez você leve mais tempo do que um vestibulando "normal" pra passar, eu não posso mentir! Mas não é impossível. O ig de estudos do insta @eukeromed, é formado em enfermagem e trabalhava na profissão quando iniciou os estudos pra Medicina e, foi aprovado recentemente! Fiquei imensamente feliz pela conquista dele, pois ele provou a todos que pra quem tem um sonho, dificuldade é motivação. Ele foi capaz, vocês também são! Saibam dividir o tempo de vocês. O dia tem 24h. Supondo que dormindo, comendo, se locomovendo e tomando banho vocês utilizem 11h, trabalhando mais 8h. Restam 5h de estudo e isso é muita coisa SIM! O que importa é a qualidade do estudo e não a quantidade, entendam isso. Já tiveram dias que eu fiz 10h de estudo mas senti render 2h e, dias que eu fiz 3h e rendi 100%. Busquem o melhor método pra vocês. É resumir? Resumam. É ouvir? Ouçam. É desenhar? Desenhem. Não percam tempo com métodos eficazes para outras pessoas mas não pra vocês! Um amigo meu ouvia a matéria e era assim que ele aprendia. Não adiantava ler, reler, resumir... Já eu, necessito escrever e falar tudinho em voz alta pra assimilar. Cada um é cada um.
 
Situação 4: apenas estudo sozinho
Essa é uma situação cada vez mais comum, visto que os cursinhos estão cobrando cada vez mais caro! A primeira dificuldade pra quem passa por isso é: como começar? Existem duas respostas pra essa pergunta. Ou você segue o índice do seu livro/apostila, ou segue algum cronograma de cursinho. "Mas Luiza, onde eu arranjo um cronograma?" Eu disponibilizo pra vocês, ok? É de um cursinho muito bom de Minas, se eu não me engano. Além do cronograma, vou deixar as apostilas pra vocês também. Assim fica até fácil estudar sozinho, né? hahaha Me ajudou demais! No final do post eu deixo os links.
Porém, como nem tudo são flores, a maior das maiores dificuldades enfrentadas por quem estudo alone é na hora de tirar dúvidas. O que eu sugiro pra quem não tem dinheiro, é entrar no grupo do Projeto Medicina no facebook e, postar suas dúvidas lá. Sempre tem uma alma boa pra ajudar. Criar grupos no whatsapp com quem faz cursinho ou até mesmo pessoas que não fazem, também é uma saída na hora do desespero.
Caso você possa pagar por algum serviço que disponibilize monitoria, conheço dois sites que indico MUITO. O biologia total e o química em ação.
"E as matérias que eu não consigo aprender sozinho? O que eu faço?" É por isso que eu amo a internet! Hoje em dia existem sites e canais de vídeo aulas pra TODAS as disciplinas possíveis! Vou começar listando os canais do YouTube que eu mais indico:
1. Nerckie (mat)
2. Maratona de atualidades
3. Redação e gramática zica
4. Química do sucesso
5. Aprenda física
6. HistoriAção humanas
7. Aula livre.net (apenas para revisão, todas as disciplinas)
8. Ligado no enem (todas as disciplinas)
9. Me salva! (exatas)
10. O kuadro (exatas)
11. Fabrisfisica (aulas super detalhadas)
12. Instrução digital
 
Caso você possa investir em algum site, eu indico 4  ESSENCIAIS pra sua preparação. O descomplica (que possui vídeo aulas de todas as matérias), biologia total, química em ação e física total.
Para os exercícios, acessem o Projeto Medicina.
 
 
Até a próxima, guerreiros! Beijinhos
 
 
 
 
 


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quem sou eu? Vestibulanda! 📚

Me chamo Luiza, tenho 19 anos e moro a 1h do Rio de Janeiro. Me formei em 2012 numa escola particular, porém, bem fraquinha. Saí do ensino médio completamente perdida quanto ao meu futuro profissional, afinal, escolher o que eu quero fazer pro resto da vida não é algo como escolher o que vou comer no almoço! Eu só sabia de uma coisa e, aliás, a única certeza que tenho até hoje (além da morte): NADA NA ÁREA DE EXATAS, POR FAVOR! 
Com a pressão familiar que eu sofri pra decidir logo o meu futuro e entrar na faculdade pra "não perder tempo", acabei optando por Direito numa particular que fica a 15min a pé da minha casa. Segui um critério nada recomendado pra tomar essa maravilhosa (sqn) escolha: fugir das exatas e ganhar dinheiro, logo, "Direito, aí vou eu!" Pobre coitada, ingênua e inexperiente a minha pessoa...... Fevereiro de 2013 lá estava eu: toda pintada, com um DIREITO enorme escrito na minha testa, braços, pernas, pedindo dinheiro no sinal, procurando sapato no escuro, caçando jujuba na farinha, entre muuuuitas outras coisas que a primeira semana de trote tem. Até aí estava tudo lindo, feliz e gostoso! Conheci várias pessoas lindas e legais, fiz amizades, desfilei pela faculdade me sentindo a adulta da parada, até que com o fim do trote eu entrei na realidade do que é uma faculdade. Choppada? Sim. Festas? Muitas. Zoeira? Sem limites. Mas, acima de todas essas coisas boas, tinha o peso de estudar algo que eu descobri que eu não queria fazer pro resto da vida. 
Entrar naquela sala de aula e ter que ouvir os professores falarem sobre leis, advogar, oab, vade mecum e etc, me dava vontade de ir embora dormir. Meus colegas estavam amando, e eu só pensava "que diabos eu estou fazendo aqui?"
Um belo dia ao final do primeiro mês, em plena aula de introdução ao direito, eu finalmente descobri o que eu realmente queria: MEDICINA! 
Eu não decidi isso sem mais nem menos, a verdade é que eu fugia disso desde o primeiro ano do 2º grau, quando tive a minha primeira aula de biologia e meu coração acelerou, meus olhos brilharam, sem exagero algum! Lembro perfeitamente que cheguei em casa encantada e disse pra minha mãe: mãe, eu quero medicina. A reação dela foi a pior possível... "Você vai viver doente!" "Sempre achei que seu dom é Direito." "Direito dá dinheiro e é a sua cara." "Não posso pagar uma faculdade de medicina." Essas e outras eram as falas dela durante tooooodo o meu ensino médio, algo que acabou me desmotivando e me fazendo "deixar pra lá" a minha amada medicina.
A verdade é que meu coração nunca esqueceu essa vontade, que virou um sonho.
Março de 2013 falei pra minha mãe que ia trancar a faculdade e disse tudo o que eu sentia pra ela. Ela não concordou, mas aceitou. Entrei num cursinho (bem fraquinho, por sinal) e foi lá que eu descobri a porcaria da concorrência. Até então eu achava que medicina era como passar pra qualquer outro curso numa particular: Praticamente fazer a prova e ser aprovada. Tadinha de mim hahaha
Fui estudando e ao longo do ano cometi meu primeiro erro tradicional de vestibulanda de primeira viagem: estudei só o que eu gostava (biologia e química). Resultado: gabaritava as provas de bio e quim, ia mediana nas que eu tinha facilidade (português, história, geografia e redação) e me afundava em física e matemática. Logo, não cheguei nem perto da aprovação. Nem o cheirinho dela eu senti! Vestibulando de medicina tem que ser bom em todas as disciplinas e, falando nisso, aí entra o meu segundo erro: falta de disciplina (no outro sentido da palavra haha). Eu estudava quando eu queria e olhe lá.
Chegou 2014 e eu estava um caco. Frustrada, triste, desiludida de que um dia eu pudesse realizar o meu sonho. Mas não era uma tristeza comum, era algo mais forte. Não queria sair, comer, tomar banho... Fui ao psiquiatra e tomei um choque de realidade: eu estava em depressão. Nos primeiros dias após o diagnóstico eu neguei até o fim. Como alguém com 18 anos, tendo onde morar, o que comer, amigos e namorado incrível, poderia estar em depressão? E pra piorar, uma depressão acompanhada de síndrome do pânico.
Fevereiro de 2014, já tomando a medicação que o médico receitou, fui a luta novamente. Comecei um dos melhores cursinhos do Rio e me mudei pra capital. Aos finais de semana eu voltava pra minha cidade do interior pra visitar a família e o namorado. Era cansativo, eu ficava exausta e, só pra completar, não me adaptei aos remédios. Havia dias que eu não conseguia sair da cama, de tanta dor no estômago que eu sentia. Além disso, o sono era meu melhor amigo. Não podia ver a cama que já caía e dormia hooooras. Eu definitivamente precisava cuidar da minha saúde. Maio de 2014 voltei pra minha cidade natal, mudei de médico, de medicação e entrei numa psicóloga. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito! Em julho entrei no melhor cursinho da minha cidade (nada comparado ao da capital, mas já servia), e retomei meus estudos. Aprendi muita coisa, percebi meus métodos de estudo, descobri sites...
Contudo, foi um ano conturbado pra mim. Não dei o meu melhor e não obtive pontuação necessária pra medicina. Mas, cheguei mais perto do meu sonho. Minha classificação nas particulares subiram de 1000 e lá vai fumaça pra 400 e pouco, minha redação no enem aumentou 300 pontos (tirei 940) e tive notas pra muitos, muitos cursos! Passei em primeiro lugar de enfermagem e tive bolsa de 100% por isso, passei pra Relações Internacionais na Ibmec, fisioterapia e fonoaudiologia na UFRJ. Além de obter nota pra minha segunda opção de curso na UFF (medicina veterinária).
Infelizmente meu pai perdeu o emprego e estou estudando sozinha nesse início de 2015. Mas, amanhã eu vou tentar bolsa no melhor cursinho daqui e se tudo der certo vou entrar! Tive que tomar uma decisão difícil e no segundo semestre vou ingressar em Medicina Veterinária na UFF, porque preciso aproveitar a oportunidade que meu avô está me dando de morar em Niterói (apenas se cursar uma faculdade).
Mesmo com todas essas dificuldades, não desistirei de Medicina. Vou tentar conciliar faculdade + estudos + namoro + blog + instagram. Prontos pra aventura? hahaha

Onde me encontrar:
1. Instagram: @futuradraluiza
2. E-mail: futuradraluiza@gmail.com
3. Minhateca: minhateca.com.br/futuradra

Fiquem ligados que amanhã sai um post maravilhoso (humildemente falando kkk) sobre organização pra iniciar os estudos pro vestibular!

Um grande beijo, guerreiros!

Sejam bem-vindos, guerreiros! =)

Oláaaa, vestibulindos! Como dito no meu instagram (@futuradraluiza), criei um blog porque senti a necessidade de ter mais liberdade e qualidade pra criar posts mais completos pra vocês. O ig não vai sair do ar e continuarei postando lá constantemente! O blog vai ser uma extensão do @futuradraluiza onde eu farei posts mais detalhados, postarei links, vídeos e todas essas coisas que o insta não permite! Caso vocês queiram entrar em contato comigo, seja para desabafar, perguntar (sobre qualquer assunto :p) ou pedir posts específicos, mandem um e-mail pra: futuradraluiza@gmail.com e, eu prometo responder sempre que tiver um tempinho livre nessa rotina louca de vestibulanda.
Pra quem ainda não sabe, eu tenho uma conta no minhateca onde disponibilizo mapas mentais e resumos. O link é esse daqui!
O próximo post vai ser uma apresentação minha pra vocês me conhecerem melhor. E depois de toda essa formalidade, começarei a postar o que realmente interessa a vocês: coisas sobre estudos, uhuuul! :D

Onde me encontrar:
1. Instagram: @futuradraluiza
2. E-mail: futuradraluiza@gmail.com
3. Minhateca: minhateca.com.br/futuradra

Continuem determinados, todos somos capazes. Um super beijo, guerreiros! #rumoaaprovação